terça-feira, 28 de abril de 2015

Aula de 27.04: determinações



Prezad@s alun@s,
Sobre os pontos levantados na aula passada, entrei em nossa conta de e-mail e verifiquei os seguintes dados.

1) Sobre o seriado “Nossas Origens”.

O link original para esse seriado foi mandado para a turma no dia 5 de abril. Na aula no dia seguinte, alguns alunos reclamaram não conseguir assistir os vídeos no Windows Media Player. Disponibilizei, então, os episódios na sala de aula nos dias 6 e 13 e avisei a turma que aqueles que não conseguem baixar os episódios devem ou pegá-los comigo, ou com outro colega. Também mandei a seguinte mensagem, no dia 8, ensinando como baixar VLC Player e os episódios referidos:

Prezad@s,

Alguns alunos me disseram que estão tendo dificuldades em assistir o
documentário, pois não consegue ver as legendas. Eis pq as legendas não
estão formatadas para serem assistidas com Windows Media Player.

Vocês devem baixar o VLC player aqui: http://www.videolan.org/vlc/

Instala o programa. É simples e rápido, feito um app.

Após disto, confere que você baixou o arquivo .SRT referente a cada
episódio do documentário e esses arquivos tem que estar na mesma pasta de
seu computador, junto com o arquivo do documentário. Devem abrir-se
automaticamente quando você roda o documentário na VLC player. Se não, dá
um click direito no VLC player, escolha "legendas", e as ativa, Os arquivos
.SRT (legendas) também se encontram  no... [link]


Essa mesma mensagem, junta com os mesmos links, saiu para minha turma de biologia. Dos 60 alunos naquela turma, ninguém reportou dificuldades com os vídeos, os links, ou as instruções. Idem minha turma de nutrição. Ademais, eu mesmo baixei os vídeos desses mesmos links, tendo apagado eles erroneamente de meu computador. Assisti todos sem dificuldade alguma no meu laptop. Além disto, os referidos vídeos podem ser encontrados em muitos lugares na internet: sou longe de a única possível fonte deles.

Dado isto, é extremamente inquietante ouvir que vários membros da turma não conseguiram baixar, nem assistir os vídeos 22 dias após de sua disponibilização.  Não ter tempo de baixá-los ou não ter acesso a internet em sua residência não é desculpa adequada neste caso. A situação é ainda mais grave quando levamos em consideração que não tivemos aula presencial no dia 20. Sugeri, no dia 13, que os alunos que tiveram dificuldades em assistir esse material obrigatório deveriam vir ao NUPEM normalmente neste dia e aproveitar do laboratório de informático, que seria aberto, para baixar e assistir esses vídeos.

Em sumo: todo mundo teve tempo suficiente e oportunidade suficiente para baixar e assistir “Nossas Origens”. Quem não vem preparado para discutir esse material e entregar o trabalho escrito referente a ele na semana que vem, portanto, levará nota zero.

2) Sobre o trabalho referente ao seriado “Nossas Origens”.
No dia 8 de abril, passei a seguinte mensagem para toda a turma:
Prezad@s,

Nossa próxima aula [13.04] concentrará na evolução humana. Por favor, lerem-se o
capítulo IV e assistem todos os episódios de Nossas Origens, que acabei de
passar a vocês.

Temos um trabalho escrito que será feito com Nossas Origens: vocês terão
que entregar um breve ensaio - impresso, não escrito a mão.

Esse trabalho deve descrever a origem e função de seis características
físicas nossas de acordo com o seriado “Nossas origens”, duas de cada
episódio e será entrega no dia 27.04, teremos uma provinha (dez questões,
então valendo duas provas em nossa tabela). Embora o trabalho será entregue
no dia 27.04, sugiro que vocês assistem os filmes AGORA, mesmo, pois na
semana que vem, terão mais dois filmes para assistir e, também, uma outra
tarefa, essa referente ao conceito de empoderamento.

Abraços,

Thaddeus
Notoa exigência que o trabalho seja impresso e não escrito. Me parece extremamente improvável, dado todos esses avisos, que aluno algum não recebeu a orientação

A única aluna que não deveria ter recebida essa mensagem é Tamires Khouri, cujo e-mail estava escrito errado em nossa lista.

No dia, 13, na sala de aula, de acordo com minhas notas de aula, meu relatório da aula e a minha memória pessoal, passei a mesma tarefa e acrescentei um trabalho adicional – o referido sobre empoderamento. No dia 13, mandei a seguinte mensagem a todos, explicando esse segundo trabalho:

Prezad@s alun@s,

Segue o link para minha pasta de Dropbox que contem o filme "Dallas Buyers Club" e seu arquivo .srt (que contem as legendas em português). Lembram-ses: é melhor usar o VLC Player para ver esse filme, junto com as legendas (ambos o arquivo do filme e das legendas têm que estar na mesma pasta para eles funcionaram). Você podem baixar o VLC Player aqui, caso que não tem: é simples de instalar e usar.

Use esse filme para discutir o conceito de "empoderamento" na saúde, a base dos seguintes artigos listados abaixo). Traz para a sala de aula no dia 27 uma página, impressa, que descreve basicamente suas idéias e esteja pronto para discutir essas e o ideal de “lidar com o individuo, no sistema de saúde, levando em consideração sua inserção nas estruturas sócio-culturais circundantes". Essa pesquisa vai ser parte integral de seu trabalho final, então por favor, leva ela a sério. Para subsidiar seus estudos, devem ler o seguinte artigo: http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/d/Os_multiplos_sentidos_da_categoria_empowerment_no_projeto_da_promocao_da_saude.pdf

Esse artigo é obrigatório. Agora, os seguintes artigos podem ajudar vocês também:

http://www.revistas.usp.br/sausoc/article/viewFile/29498/31358
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000900007

Para com o segundo filme, "Estavamos Aqui"... Estou tentando providenciar legendas adequadas para esse. Por enquanto, pode seguir com Dalla Buyers Club. Quando encontro as legendas, vamos colocar esse filme aqui tb.

Nota-se: estou começando baixar esses arquivos agoras, as 13hs na quarta. Só vão estar disponíveis daqui algumas horas. Se não consegue baixar imediatamente, então, volta mais tarde e tenta de novo.

Ainda lembro vocês que teremos uma prova no dia 27, referente ao material sobre a evolução humana em nosso capítulo 4 e no seriado Nossas Origens.

Abraços,
Thaddeus
Nessa segunda mensagem, não lembrei a turma sobre o trabalho referente a “Nossas Origens”, pois essas informações já tinham sido distribuídas a todos (fora Tamires) por e-mail e na sala de aula. Aparentemente, porém, muitos alunos não entendiam que eram DOIS trabalhos a serem entregues no dia 27.04 e não somente um. Outros alunos nem assistiram o seriado, mesmo que esse foi cobrado deles, repetidamente.
3) Sobre os trabalhos escritos.

Conforme avisei no primeiro dia de aula, e lembrei novamente no dia 13.04, e escrevi em nossa ementa (disponível aqui: http://antropologiaculturalufrjmacae.blogspot.com.br/2015/03/comeca-o-semestre-12015.html), todos os trabalhos devem ser entregues impressos e não manuscritos.
Estou ciente que alguns outros professores aceitam trabalhos escritos na mão. Isto não é meu caso, por razões que expliquei na sala de aula de vou resumir, novamente: a universidade deve te treinar para ser um profissional. A meu ver, um profissional não entregue relatórios escritos na mão, pois tais relatórios, frequentemente, são ilegíveis. Entrei na universidade em 1985, quando mal existiam computadores e, mesmo naqueles tempos, era necessário entregar trabalhos datilografados ou impressos. Entrei na USP em 1990, e – mesmo num USP sem laboratórios de computação – éramos cobrados a entregar trabalhos impressos. A digitalização do mundo, desde aqueles tempos, simplificou essa questão enormemente para vocês, mas não diminuiu a necessidade de entregar os trabalhos em forma impressa. De fato, até tem salientado ainda mais essa necessidade, uma vez que a letra dos alunos de hoje, em média, piorou sensivelmente dado ao pouco costume do uso da palavra escrita na mão.

Isto significa que vocês precisam arranjar tempo e recursos para imprimir seus trabalhos. Significa que vocês terão que planejar a impressão de seus trabalhos com certa antecedência: não podem presumir que terá uma impressora disponível para vocês, no campus, meia hora antes de entregar o texto. Sinto muito. Saber lidar com situações assim é necessário, particularmente em contextos – infelizmente comuns no Brasil – onde os equipamentos necessários para uma tarefa não são distribuídos de forma ampla e gratuita. Todos seus professores têm lidado com esse problema em suas trajetórias acadêmicas: faz parte.

Por tanto: trabalhos impressos, sempre.

Podem ser impressos em tinta azul/roxo/etc? Não devem. O objetivo aqui é LEGIBILIDADE e conveniência do leitor. Mas antes impressos em tinta azul do que escrito na mão. Reservo direito de tirar pontos do trabalho nestes casos, mas tento ser compreensível (tendo eu meso entregado trabalhos assim no passado: as vezes a tinta acaba). E não: não posso me importar se sua letra é bonita e legível. Preciso ter a mesma regra, nesse caso, para todos e não tenho tempo, nem recursos, nem a competência para vetar, individualmente, o caso de cada aluno.

Impressos. Em tinta preta. Com seu nome, um título, e a turma impressos na primeira página (vocês não têm que incluir folha de rosto, mas é bom incluir). Com bibliografia, indicando todas as fontes utilizadas. Com citações e suas origens claramente indicadas no texto. Em suas próprias palavras. Para vocês que não sabem como fazer trabalhos escritos dessa forma, tem uma breve aula descritiva no final de nossa ementa, no blog, aqui: http://antropologiaculturalufrjmacae.blogspot.com.br/2015/03/comeca-o-semestre-12015.html

Conclusões
Não querendo prejudicar ninguém, resolvi tomar as seguintes medidas.
Ambos os trabalhos devem ser entregues a minha pessoa, na segunda feira, 04.05, seguindo as orientações na nossa ementa. Os alunos que entregaram os trabalhos no 27.04 conforme pedido ganharam uma pequena quantia de pontos de crédito extra (0,3) para premiar seus esforços. Os outros alunos podem entregar os trabalhos no dia 04.05, sem serem prejudicados.  Lembro todos sobre as regras referentes ao plágio: é nota zero se pego alguém copiando-colando de colegas ou de fontes não atribuídos no texto e na bibliografia, conforme explicado na ementa. Nossa prova sobre a evolução humana também será postergada para dia 04.05 e valerá o equivalente de 2 pequenos exames (tendo 10 perguntas).
Na semana que vem, estaremos falando sobre a biodiversidade humana, a questão de raça, e o racismo. A leitura obrigatória é capítulo VII do livro Nossas Origens, “Diversidade humana moderna: raça e racismo”, páginas 167-185. Leituras suplementares incluíam a “Introdução” do livro A Falsa Medida do Homem, de Stephen J. Gould e – para os realmente atentos e ávidos -- Capítulo I de Genes, povos e línguas de Luigi Luca Cavalli-Sforza.

Pontos de crédito extra para qualquer um que me entregue uma página (impressa) explicando se Cavalli-Sforza acredita ou não na existência de raças humanas.

Todos esses textos estavam disponíveis no Xerox do Polo quando passei lá na semana retrasada. O texto do Gould também pode ser encontrado aqui (na mesma pasta dos vídeos de Nossas Origens): https://www.dropbox.com/sh/ukhmo494kqf9rrr/AABkBAS-iVxH7GSzk_px8Y3Ua?dl=0.